A Paróquia

Em meados do ano de 1972, a comunidade do Coroado, Zona Leste da Manaus, sentiu a necessidade de ter uma Igreja e, por intermédio dos padres salesianos Gilberto e Giovanni, foram construídos dois centros sociais que funcionavam como escola, encontro das comunidades e serviam como capelas. Com o fortalecimento e união da comunidade, tornaram-se possíveis os planos e projetos. A Paróquia foi fundada no ano de 1976, mas começou a vigorar com registro e documentação própria em janeiro de 1979, antes disso, era registrada na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.

IMG_1619mc
Matriz do Divino Espírito Santo – Foto: Pascom_PDES

Foi pastoreada por padres da congregação Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), como Pe. Mário Missiato, e pelas Irmãs Missionárias da Imaculada. Em 4 de março de 1996, tomou posse o Pe. Maurílio Basílico que começou a reformar e zelar pela paróquia, tendo a sua reinauguração realizada no dia 9 de dezembro de 2001.

Hoje, a Paróquia pertence ao Setor 8 da Arquidiocese de Manaus e possui as pastorais de Catequese, Batismo, Liturgia, Canto, Juventude, Ministérios da Palavra e Comunhão, Comunicação,Saúde e Idoso, Coroinhas, Dízimo, Vocacional, Familiar e Social, além dos movimentos Apostolado da Oração, Renovação Carismática Católica (RCC), Mãe Peregrina,Terço dos Homens e Encontro de Casais com Cristo (ECC) onde seus agentes assumem a tarefa pastoral em comunhão com toda a Igreja para o bem de todo o rebanho. Ela integra seis comunidades eclesiais: Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora Mãe de Deus, Santa Bárbara, Nossa Senhora do Amparo, Santa Teresinha e Divino Espírito Santo.

Atualmente, possui o projeto social Divino Esporte Clube (DEC) que ajuda as crianças e adolescentes da comunidade a promoverem atividades sociais, culturais, educacionais e desportivas, contribuindo para a difusão e o desenvolvimento do esporte em geral. Também há o Grupo Esperança Viva (GEV), que consiste em um grupo de acompanhamento de famílias e de jovens que precisam de ajuda para enfrentar o problema das drogas. Neste, seus participantes recebem informações sobre o tratamento na Fazenda da Esperança e força para superar esse momento difícil da vida. A Paróquia também ajuda os mais necessitados com doações, visitas aos doentes em todas as terças-feiras, formações com as pastorais e movimentos. Conta, ainda, com ajuda de uma psicóloga para o atendimento aos que precisam. Desde 2013, assumiu junto ao Serviço de Animação Vocacional (SAV), a promoção e oração pelas vocações.

Objetivo Geral de Nossa Paróquia

“Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, Missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf Jo 10, 10) rumo ao Reino definitivo”