Encontro Matrimonial Mundial celebra 36 anos em Manaus

0
441

No dia 13 de novembro, as 19 horas, na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada à Rua Leonardo Malcher – Centro, aconteceu a missa em ação de graça pelos 36 anos do Encontro Matrimonial Mundial – “Nós acreditamos no amor e no diálogo”. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Manaus Dom Sérgio Eduardo Castriani e concelebraram os padres Gilson da Silva Pinto e Eudo Costa do Nascimento (diocesanos); Andrade (SJ), pároco da Área Missionária Santa Margarida de Cortona; e Gennaro Tesauro (Salesiano).

No início da celebração o arcebispo e os padres receberam uma estola com o símbolo do Encontro Matrimonial, como uma forma de gratidão pelo apoio recebido da Arquidiocese de Manaus. Os casais palestrantes receberam uma cruz do servir, como sinal de serviço.

Dom Sergio Eduardo Castriani destacou a importância deste movimento para a igreja que auxilia a caminhada familiar. ”Nós sabemos a importância das famílias e o que faz pelas famílias é bom. Os movimentos procuram dá uma espiritualidade na vida familiar e este caracteriza-se pelo diálogo, por possibilitar que marido e mulher possam crescer juntos, possam dialogar. Diálogo pressupõe maturidade, fé, doação, fidelidade, todas estas características do casamento cristão. O Encontro Matrimonial do diálogo, procura devolver e fortalecer, sendo um grande dom para igreja, de casais educados na fé a educar os filhos e evangelizar, é na vida família que nós vivemos a nossa fé, que aprendemos a viver coerentemente, e a respeitar os outros, por isso é uma graça para a igreja e para a nossa Arquidiocese”, afirmou o arcebispo.

Huerber Bessa Rebelo afirmou que o Encontro Matrimonial teve início com o apoio do padre Alfredo Ferronatto (PIME), quando ele veio do Estados Unidos para o Amazonas trouxe esta novidade para os casais. “Inicialmente apresentou ao casal pioneiro Joaquim e Déia. Hoje a nossa região faz parte do Regional Norte I coordenado por Lizado e Luíza e na diocese de Manaus a coordenação está com José Roberto e Maria Nazaré. Eu tenho mais de 20 anos neste movimento e me sinto muito feliz pois este movimento fez muito bem pra nós e para nosso matrimônio, atingiu nossos filhos e nossos amigos. Oferece ferramentas para que a gente possa viver o dia a dia que não é fácil. Estou casado há mais 43 anos e este movimento nos ajudou a superar as dificuldades”, afirmou Huerber.

Segundo Hueber, existe o Encontro Matrimonial Mundial, que realiza um retiro para formar e treinar casais das comunidades, e o grupo de Manaus participou desse processo devolvendo  para as comunidades  casais para ajudar melhor sua paroquia. “Somos um grupo de 20 que já formou mais de 5 mil casais. Com isso a gente fortalece casais e as paroquias as relações familiares e assim o nosso movimento vai prestando serviço a nossa Igreja Católica”, destacou o senhor Huerbe Bessa.

O casal José Augusto e Deusilane Mendonça Grana, do município de Autazes, estava presente na celebração dos 36 anos do Encontro Matrimonial e participaram do retiro de fim de semana. “Foi uma benção muito grande na nossa vida e hoje viemos celebrar e agradecer as graças que nós recebemos deste encontro, acreditamos que eles foram anjos nas nossas vidas pessoal, na nossa vida familiar”, afirmaram.

Marli e Ismael Gomes Figueiredo, que participam há mais de 23 anos mostraram o quanto faz bem a eles. “Fomos convidados a participar deste movimento, nós éramos bem jovens e nos ajudou muito, pois se o casal está bem a família está bem. Para nós é muito importante, nos faz muito bem, nos ajuda a viver a nossa fé, foi uma ferramenta fundamental para mim, meu marido e para as nossas filhas, uma delas já tem mais de 10 anos de casada, e hoje ela faz parte do movimento. Então somos referência para outros casais da harmonia e da alegria de pertencer a esta movimento que faz muito bem”, afirmou Marli.

Após a celebração foi servido um jantar, na área externa da igreja, para comemorar os 36 anos do Encontro Matrimonial Mundial.

Por Francilma Grana – Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here