Semana de Liturgia busca trazer conhecimento da Santa Missa para os paroquianos

Aconteceu na Matriz do Divino a Semana de Liturgia. Durante três dias (14, 15 e 16 de março) os fiéis participaram de palestras sobre os ritos da Santa Missa.

0
591

Inspirados pela necessidade de uma assembleia em comunhão com as partes celebradas na Missa, a Pastoral da Liturgia promoveu uma semana de palestras para explicar cada parte da celebração Eucarística.

Apesar do conteúdo se referir a toda a celebração, o evento foi marcado pelas discussões acerca da Liturgia Eucarística, momento em que diversos ministérios são acionados para o serviço durante a Santa Missa.

A palestrante, Irmã Cidinha falou sobre a importância do aprendizado acerca do tema:

“Uma vez que a gente aprofunda e […] vai descobrindo a riqueza que é a celebração da Eucaristia, ou outra celebração, como a celebração litúrgica que nós temos, é muito bom, porque a gente vai, a partir desse aprofundamento, […] assimilando a riqueza que é a nossa liturgia.

A liturgia da Igreja é muito rica, e nós precisamos ir descobrindo esses elementos que nos ajudam e que nos fazem rezar, ajudam também as comunidades e as pessoas a fazerem a experiência do mistério do Senhor.

Então por isso que existe essa sede, essa busca das pessoas entenderem melhor aquilo que está sendo celebrado, porque muitas vezes não tem essa consciência, fazem algo mais mecânico, porque todo mundo faz, sem entender o que significa cada ação ritual.”

A Semana de Liturgia encerrou com grupos dirigidos pelas Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre que explicaram sobre a Oração Eucarística V que foi escrita em Manaus em ocasião do IX Congresso Eucarístico Nacional de 1975. E como gesto de comunhão fraterna, os participantes fizeram um lanche partilhado para o encerramento com a bênção final do Pároco Pe. Ângelo da Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here