Tríduo Sacro

Vamos refletir nas palavras de nosso pároco Pe. Ângelo da Silva, sobre este mistério de Cristo, expressão profunda de amor por nós.

0
377

Quinta-feira Santa

Apresenta-se a nós o exemplo da doação da vida que Jesus mostrou aos Apóstolos no começo da Ceia, lavando-lhes os pés. Quem não aceita Jesus como o Servo que dá sua vida pelos seus irmãos, não tem porte na salvação que Ele traz. Também nós devemos servir uns aos outros e dar nossa vida pelos irmãos, eis o verdadeiro sentido da comunhão, que é: participação na Salvação efetiva por Jesus.

Sexta-feira Santa – A Cruz Gloriosa

A Igreja celebra e contempla a Paixão e Morte de Cristo. No desponjamento que se apresenta a figura do Cristo, compreendemos a sua verdadeira humanidade para então compreender a glória, no relato da Paixão. O Cristo da Paixão segundo João é parecido com aquele Cristo vestido de traje sacerdotal ou real, que os artistas medievais colocavam na cruz. A cruz gloriosa em que antes na a lamentação do Cristo rejeitado com a aclamação de sua Glória.

Vigília Pascal

A Ressurreição de Jesus é o penhor da renovação do universo. A comemoração ocorre na noite de sábado para Domingo, pois na manhã de Domingo o Senhor já não está no sepulcro. A fé na Ressurreição é uma graça do Cristo, uma eleição para sermos as testemunhas de que seu caminho é o caminho da glória. Testemunhemos sempre e a todos que o “Filho do Homem devia ser entregue nas mãos dos pecadores e ser crucificado e ressuscitar no terceiro dia”.

Domingo de Páscoa

Páscoa é a comemoração da passagem de Jesus, da morte à glória. Deus mostrou-se mais forte que os inimigos de seu plano de amor, que mataram o Messias. O amor venceu, e ressurgiu imortal. Será esta a alegria do povo de Deus, que mostrará por sua vida que o amor de Cristo foi vitorioso. O Jesus da Páscoa é mais presente para nós que o das estradas de Galileia. Este deixou suas pegadas nas narrativas dos apóstolos e dos evangelistas. Mas o Ressuscitado, que só pode ser visto com os olhos da fé, está conosco hoje.
Pe. Ângelo da Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here