Conheça um pouco sobre o servo de Deus que deu nome ao Centro Pastoral da Comunidade Santa Bárbara

0
2166

Alcides Fontes de Melo Filho nasceu em Manaus, Estado do Amazonas, no dia 26 de março de 1957. Filho de Maria Íris Varela de Melo e Alcides Fonte de Melo, possui duas irmãs, Irlânia e Irismar, e um irmão, Alcimar. Alcides com 21 anos de idade se integrou à Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e foi assumindo atividades na área do grupo de jovens e de casais. Casou com Rose Mary Melo em 15 de janeiro de 1983, vindo morar no Conjunto Vilar Câmara. Desta relação de amor nasceu a filha muito amada Tássia Melo. Sua vida familiar pode ser resumida em poucas palavras: bom filho, excelente esposo, extremado pai e amigo insubstituível.

Como sempre fez em sua vida, gerou laços de amizade, sendo reconhecido por todos pela sua competência, iniciativa, liderança, honestidade, dedicação e bondade. Sua participação ativa na Igreja de Santa Bárbara inicia com sua participação nas missas realizadas no antigo barracão, que serviu de Igreja por muitos anos. Sua forma simples e simpática de relacionamento fez com que as reuniões da igreja fossem realizadas em sua casa.

Em 2004 foi criado o Conselho Financeiro Paroquial, cabendo ao Alcides a função de tesoureiro da Igreja Santa Bárbara. Em junho do mesmo ano inicia o Projeto de Reconstrução da Igreja Santa Bárbara, quando além de ser indicado pelo Padre Maurilio como coordenador financeiro do projeto, fez o papel de engenheiro, arquiteto, advogado, fiscal da obra, capataz, mestre de obra, eletricista, comprador, carregador, pedreiro, maceiro, carpinteiro e ainda ficou, pelo fato do Padre Maurilio ter viajado para a Itália, como responsável pelas obras da Capela de Santa Rita de Cássia, no Ouro Verde.

Fato marcante na vida de Alcides foi a inauguração e consagração da Igreja de Santa Bárbara, no dia 04 de dezembro de 2005. O fato rendeu ao Alcides e Rose o diploma de “Exemplo de Servir a Deus” pelos relevantes serviços prestados ao longo da construção da Igreja de Santa Bárbara, quando deu a todos nós o exemplo que é se deixar invadir pela lógica do Amor Divino, escolher a “porta estreita”,  o “caminho apertado”, abandonar as pérolas falsas dos bens terrenos para se disponibilizar às coisas de Deus e nela encontrar o verdadeiro “tesouro oculto”, a “pedra preciosa” e assim poder viver uma bela experiência interna de crescimento espiritual e de amor a Deus. A vida espiritual de Alcides nos leva a afirmar que foi um homem de Deus, pois se deixou invadir pela lógica do amor ágape, o que levou a uma grande intimidade com Deus.

Faleceu no dia 04 de outubro de 2016, aos 59 anos de idade, deixando um recado muito puro: se você quiser me encontrar, pare um pouco e em silêncio pense em mim, olhe bem dentro de você, sinta o seu coração bater forte… eu estou ai… dentro do seu coração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here