Pastorais e Movimentos

O que é pastoral?

A Igreja chama de “pastoral” o cuidado para com todas as realidades a que ela é chamada a evangelizar em nome de Cristo, Bom Pastor. As pessoas enviadas por Cristo para continuar a sua obra assumem a tarefa pastoral em comunhão com toda a Igreja e para o bem de todo o rebanho.
Ao engajar-se numa missão, os desafios da vida comunitária se farão sentir. Por isso, a passagem para uma nova forma de pertença a Cristo exigirá do agente uma constante atitude de conversão. Ele é chamado a ser mais do que meramente católico, é convidado a descobrir a “alegria de ser Igreja”.

O que é movimento?

Os movimentos nascem e se formam num contexto externo à igreja local, mas atuam dentro da Paróquia. É uma ação dos leigos que pode envolver várias pastorais/serviços ao mesmo tempo. Estão mais ligados à vida pessoal dos participantes e, em geral, têm um caráter de espiritualidade e seguem um carisma próprio, envolvendo mais ou menos as mesmas pessoas que vivenciaram um encontro, um retiro ou uma catequese.

Pastoral da Catequese

Coordenador(a): Francisco Meireles, Elen e Mirley
Telefone: (92) 99282-3221
Encontros: A definir.
Horário: 19h
Local: Matriz do Divino Espírito Santo
Objetivo: Educar os catequisandos, na fé e na vida cristã, à luz da palavra de Deus. Fazer com que a verdade sobre Jesus Cristo, sobre a Igreja e sobre o homem, penetre em todos os ambientes e integre os diversos níveis da educação da fé. A catequese está presente em todas as idades e deve ser uma trajetória contínua de Educação na Fé.

Pastoral da Comunicação – PasCom

Coordenador(a): Francisco Amaral Neto
Telefone: (92) 98106-5908 | (97) 98802-7432
Objetivo: Anunciar o Evangelho de Jesus Cristo através dos agentes da Pastoral da Comunicação nas comunidades, e das pastorais em geral, com os recursos dos meios de comunicação disponíveis na Igreja, de acordo com as Diretrizes Gerais da Igreja do Brasil (DGAE), da Pastoral da Comunicação Nacional e Arquidiocesana.
Ser o elo de ligação entre todos as pastorais, movimentos, eventos, associações que tem na comunidade, bem como com os meios de comunicação que existem fora da comunidade (jornais de bairro, rádios comunitárias, etc.).

Pastoral da Liturgia

Coordenador(a): Marcia Naíze, Zenira, Lenivaldo, Tatiane, Rose e Ana Cleide.
Telefone: (92) 99238-4935 | 99155-2414
Encontros: Última quinta-feira de cada mês, às 19h, na Matriz do Divino Espírito Santo.
Objetivo: Pastoral litúrgica é o serviço para animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais. Trabalhar a espiritualidade com momentos de reflexão dentro de nossos encontros, vivenciar os tempos litúrgicos, para que sejam melhor trabalhadas, incentivar as pessoas que estão na pastoral a participar da escola de liturgia (Itepes), para que juntas possamos melhor trabalhar a unidade.

Pastoral da Saúde

Coordenador(a): Maria da Conceição Medeiros
Telefone: (92) 994673335/98214-3623
Objetivo: Preparar agentes de pastorais, para anunciar a boa nova ao ser humano durante o conforto, a doença e a morte, bem como respeito ao sigilo ético em relação as informações confiadas, vivenciar a caridade e solidariedade, juntos aos enfermos, infundindo-lhes forças, coragem e esperança.

Pastoral do Batismo

Coordenador(a): Jorge e Odaiza
Telefone: 99155-2959
Encontros com pais e padrinhos: dois sábados por mês às 19h.
Batizado: 4º sábado do mês às 16h.
Local: Matriz do Divino Espírito Santo.
Objetivo: Conscientizar os pais e padrinhos a assumirem e comprometerem com a educação de seus filhos e afilhados sendo para os mesmos, exemplo de cristão e testemunhas do Cristo Ressuscitado.

Pastoral dos Coroinhas

Coordenador(a): Maize
Telefone: (92) 99447-5314
Objetivo: O Coroinha é chamado a servir a Deus e aos irmãos. Seu trabalho está em servir o altar, auxiliando o Sacerdote durante a Missa. O Coroinha deve ser sinal de fé e responsabilidade onde estiver, um verdadeiro sinal de Cristo. Oração, dedicação, zelo, compromisso, alegria e amor caracterizam sua vocação.

Pastoral do Dízimo

Coordenador(a): Jorge e Telma
Telefone: (92) 99182-0124
Encontro: 3ª quinta-feira de cada mês
Objetivo: Buscar desenvolver na pastoral do Dizimo ações concretas, que ajudem a dinamizar os trabalhos a serem desenvolvidos no decorrer de ano. Visando buscar membros comprometidos com os trabalhos de pastoral e com a evangelização e conscientização da importância do dízimo.

Apostolado da Oração

Coordenador(a): Eunice
Telefone: 3302-0107
Objetivo: Fomentar a união vital com Cristo, através do oferecimento cotidiano de si mesmo, junto ao sacrifício, colaborando na salvação da família e humanidade.

Grupo de Oração Divino Espírito Santo – RCC

Coordenador(a): Francisco Junior
Telefone: (92) 99251-9130
Encontro: Todas as quartas-feiras.
Objetivo: Difundir a pessoa, a obra e o culto do Espírito Santo para promover a espiritualidade e a cultura de Pentecoste, favorecendo, assim a construção da civilização do amor em nossa comunidade. Promover o encontro pessoal com Jesus Cristo, vivo e Ressuscitado.

Juventude Diocesana – JD

Coordenador(a): Roger e Rubyanne
Telefone: (92) 99145-9944
Encontro: Todos os domingos, às 17h, na Matriz do Divino.
Objetivo: Consolidar o projeto Juventude Diocesana enraizada no sentindo de pertença à Arquidiocese de Manaus, servindo a ela e aos jovens que ali pertencem com pastoreio e Bom Pastor, além de difundir entre os jovens da nossa comunidade o espírito de união, construindo uma juventude missionária enraizada no amor de Cristo.

Movimento Mãe Peregrina

Coordenador(a): Marinete
Telefone: (92) 991887018
Objetivo: Evangelizar as famílias através do movimento por meio de visitas das imagens, a reza do terço e a partilha da palavra.

Ministros Extraordinários da Comunhão e da Palavra

Coordenador (a): Cléo Nogueira
Telefone: (92) 992393104
Encontros: 3ª quinta-feira de cada mês;
Horário: 19h;
Local: Igreja do Divino Espírito Santo;
Objetivo: Evangelizar com novo ardor missionário a comunidade eclesial, a partir da pessoa de Jesus Cristo na Sagrada Escritura. Os ministros ajudam os padres nas celebrações, visitam os enfermos nas casas e hospitais levando a Eucaristia, a Palavra de Deus e o conforto espiritual.